O mestrando em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental na Universidade Federal de Ouro Preto, Edgard Souza Mattos, publicou o artigo: Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de Minas Gerais na Revista Além dos Muros da Universidade (Alemur). Sob orientação do professor Dr. Paulo Vieira (UFOP) e a professora Dr. Vera Lúcia Guarda (UFOP).

A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGSSA/UFOP).

O trabalho buscou entender o cenário dos Resíduos de Construção Civil Demolição (RCC) no Brasil, que segundo os autores “o reaproveitamento ainda é muito baixo no Brasil, apesar do potencial de valor agregado, com práticas e aplicações consolidadas, normas e legislações específicas”.

O trabalho foi realizado com uma pesquisa bibliográfica, com buscas em fontes oficiais da internet dos órgãos públicos federal e estadual, e outros sítios, no período entre 1999 a 2020. Identificou-se que o avanço da gestão dos RCC no Brasil tem “causas que não estão relacionadas apenas à falta ou qualidade das normativas, mas sim ao desconhecimento, despreparo e/ou negligência dos gestores públicos, da iniciativa privada e, principalmente, dos geradores de RCC, que não veem nos RCC uma solução socioeconômica e ambiental viável”, afirma os autores do trabalho na publicação.

A PUBLICAÇÃO A revista Além dos Muros da Universidade oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois o conhecimento não deve ficar preso à Universidade e Institutos de Pesquisa. Ele deve servir para melhorar a vida dos cidadãos. A revista aceita para publicação artigos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de água, mulheres, educação, resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos e discussões atuais inéditos. E também artigos de revisão.

Acesse o artigo aqui.

Acompanhe as atualizações do Grupo Saneamento Sustentável no site e redes sociais:

e-mail: saneamentosustentavelufop@gmail.com

Saudações sustentáveis a tods!!!

6 thoughts on “Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de Minas Gerais”

1. Me chamo Roberto e seu site ficou muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de Backlinks, ou banners, para
    melhorar as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer
    o número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no
    meu site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Fale
    Conosco.

2. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se