Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de Minas Gerais

O mestrando em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental na Universidade Federal de Ouro Preto, Edgard Souza Mattos, publicou o artigo: Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de Minas Gerais na Revista Além dos Muros da Universidade (Alemur). Sob orientação do professor Dr. Paulo Vieira (UFOP) e a professora Dr. Vera Lúcia Guarda (UFOP).

A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGSSA/UFOP).

O trabalho buscou entender o cenário dos Resíduos de Construção Civil Demolição (RCC) no Brasil, que segundo os autores “o reaproveitamento ainda é muito baixo no Brasil, apesar do potencial de valor agregado, com práticas e aplicações consolidadas, normas e legislações específicas”.

O trabalho foi realizado com uma pesquisa bibliográfica, com buscas em fontes oficiais da internet dos órgãos públicos federal e estadual, e outros sítios, no período entre 1999 a 2020. Identificou-se que o avanço da gestão dos RCC no Brasil tem “causas que não estão relacionadas apenas à falta ou qualidade das normativas, mas sim ao desconhecimento, despreparo e/ou negligência dos gestores públicos, da iniciativa privada e, principalmente, dos geradores de RCC, que não veem nos RCC uma solução socioeconômica e ambiental viável”, afirma os autores do trabalho na publicação.

A PUBLICAÇÃO A revista Além dos Muros da Universidade oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois o conhecimento não deve ficar preso à Universidade e Institutos de Pesquisa. Ele deve servir para melhorar a vida dos cidadãos. A revista aceita para publicação artigos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de água, mulheres, educação, resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos e discussões atuais inéditos. E também artigos de revisão.

Acesse o artigo aqui.

Acompanhe as atualizações do Grupo Saneamento Sustentável no site e redes sociais:

http://instagram.com/saneamentosustentavel

http://fb.com/saneamentosustentavel

e-mail: saneamentosustentavelufop@gmail.com

Saudações sustentáveis a tods!!!

1 thought on “Análise do contexto normativo e da gestão de resíduos de construção civil em âmbito federal e no estado de Minas Gerais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *