Avaliação das condições de saneamento básico em áreas subnormais – Ouro Preto/MG

Sob orientação do professor Paulo Vieira, do Departamento de Engenharia Urbana da Escola de Minas – UFOP, o aluno Ranan Sá publicou o artigo Avaliação das condições de saneamento básico em áreas de interesse social do município de Ouro Preto” no 1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Projeto de Iniciação Científica – PROPP/UFOP, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFOP – PIVIC/UFOP.

O trabalho consistiu na avaliação das condições do saneamento básico em áreas de interesse social no município de Ouro Preto, a partir da investigação de dados dos serviços, da infraestrutura e da percepção dos moradores das áreas de estudo. Sendo essas áreas localizadas no bairro Padre Faria em Ouro Preto – MG. “Os levantamentos em campo com as comunidades residentes foram estimulados a serem realizados com a participação de entidades sociais que atuam nestas localidades. Mediante os dados levantados foi possível realizar uma comparação entre os indicadores em áreas de interesse social e o restante do município,
além de se fazer comparações as metas do Plano Nacional de Saneamento e aos indicadores de cidades do entorno”, afirma os autores do trabalho.

A PUBLICAÇÃO – O 1º Simpósio Brasileiro Cidades + Resilientes aconteceu em modalidade virtual de 28 a 30 de outubro de 2020. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar e pela Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) tem por objetivo a discussão teórica e prática sobre a cidade contemporânea. O acesso para ouvintes foi gratuita.

Acesse o artigo aqui. Baixe a apresentação aqui.

Assista a apresentação no evento:

Acompanhe as atualizações do Grupo Saneamento Sustentável no site e redes sociais:

http://instagram.com/saneamentosustentavel

http://fb.com/saneamentosustentavel

http://saneamentosustentavel.ufop.br

http://saneamentosustentavel.ufop.br

e-mail: saneamentosustentavelufop@gmail.com

Saudações sustentáveis a tod@s!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *