| MODALIDADE: AperfeiçoamentoDURAÇÃO: Novembro de 2013 a Maio de 2014CARGA HORÁRIA: 180h |
O curso de aperfeiçoamento Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida é um processo formativo para educadores que propõe uma jornada de estudos e práticas que articula ciências, arte, tecnologia, conhecimentos ancestrais, emoção e razão. Segundo orientações da Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC (CGEA) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), o curso aborda as mudanças ambientais globais a partir dos seus impactos nos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), visando estimular os profissionais da educação básica a desenvolverem uma educação ambiental contextualizada de forma transversal à prática pedagógica da escola, na medida em que os capacita para a observação do território e da realidade socioambiental, étnica e cultural da comunidade escolar, com percepção político-científica do contexto global.
Em consonância com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, esta jornada é a oportunidade de colocar em prática a responsabilidade ética de mobilizar a comunidade escolar. Portanto, mais do que redutos de conhecimento formal, a formação é voltada para que as escolas se tornem centros de ensino-aprendizagem para a vida e para o cuidado com a vida. É assim que, por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil, na modalidade semi-presencial, o curso oportuniza a formação de multiplicadores em escolas de educação básica da rede pública com foco na temática da sustentabilidade humana e ambiental. O objetivo é formar coletivos comunitários habilitados a transformar a escola em espaço educador sustentável a partir da articulação entre currículo, gestão e espaço construído. E, sobretudo, formar professores do ciclo básico em Educação Ambiental, capacitando-os para o cumprimento da política nacional de educação ambiental.
Esta oferta, com uma carga horária de 180 horas distribuídas em 5 módulos, é uma oportunidade de estudos sobre a diversidade e a biodiversidade brasileiras, uma vez que o curso é realizado nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta diversidade (biológica, sociológica, cultural, enfim) requer escuta atenta para os processos complexos na relação humano-humano e humano-natureza e que, fatalmente, se traduzem em territorialidades no ambiente escolar. É, também, uma oportunidade de se desenvolver um diálogo consequente, metódico e produtivo pela educação, capaz de gerar projetos viáveis, que materializem os sonhos de escola sustentável, pautados no reconhecimento da riqueza de nosso país e engajados na distribuição efetiva de oportunidades para a superação das desigualdades e iniquidades.
O material didático foi concebido e produzido de forma colaborativa e proporcional, entre as IESs: Universidade Federal do Mato Grosso (Módulo I), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Módulo II) e Universidade Federal de Ouro Preto (Módulo III).
A Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC (CGEA) propõe a realização deste curso considerando o relevante papel que a educação ambiental desempenha na melhoria da qualidade da educação, bem como na geração de atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.
A proposta encontra-se em consonância com o Programa Nacional de Mudança do Clima (PNMC) e é articulada e financiada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) / MEC e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC (CGEA).
“O mundo é formado não apenas pelo que já existe,
mas pelo que pode efetivamente existir”
Milton Santos
+ Projeto Pedagógico do Curso
+ Perfil do Profissional
+ Objetivos Gerais
+ Objetivos Específicos
+ Metodologia
+ Formas de avaliação
+ Polos Presenciais
+ Tutores

+ Estagiários (Fundação Gorceix e FEOP)
+ Docentes

+ Membros do NDE
+ Membros do Comitê Consultivo
+ Links Relevantes